David Cooperrider (EUA)

Professor de Empreendedorismo Social na Weatherhead School of Management, Universidade Case Western Reserve. Ex-presidente do National Academy of Management e lecionou em Harvard, Stanford, Universidade de Chicago, Universidade Katholieke na Bélgica, MIT, Universidade de Michigan, Cambridge e outros. Atualmente, David atua como diretor do Centro de Negócios como agente do World Benefit. A proposta central é que a criação de valor sustentável é a oportunidade de negócios do século 21, que toda questão social e global de nossos dias é uma oportunidade para impulsionar a inovação, o empreendedorismo ecológico e novas fontes de valor.

   

Martin Seligman (EUA)

Desenvolveu, com Christopher Peterson, a contraparte 'positiva' do Manual de Diagnóstico e Estatística das Desordens Mentais (DSM). Pesquisando entre várias culturas através dos milênios, extraíram uma lista de virtudes que têm sido altamente valorizadas desde a China e Índia antigas, em Grécia e Roma, e até as culturas ocidentais modernas. Professor da Universidade da Pensilvânia, Psicólogo, Ex-Presidente da Associação Americana de Psicologia. Autor de contribuição significativa na área de Psicologia positiva.

   

Ana Paula Noronha - Conferência

Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990), mestrado em Psicologia Escolar (1995) e doutorado em Psicologia Ciência e Profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999). É Professora Associada do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, testes psicológicos, formação profissional, validação, avaliação percepto-motora, avaliação da inteligência, orientação profissional e psicologia positiva. Foi secretária e presidente do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (2003-2005; 2007-2009). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação nos biênios 2003-2005 e 2009-2011. Coordenou o GT de Pesquisa em Avaliação Psicológica e de Avaliação em Psicologia Positiva da ANPEPP em 2006 e 1016. Foi editora dos periódicos Avaliação Psicológica (2006-2010) e Psico-USF (2011-2016). É bolsista produtividade em pesquisa do CNPq - 1B.

   

Ana Vazquez

Professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Curso de MBA em Recursos Humanos pela Universidade de São Paulo (USP). Experiência em cargos de diretoria e gerência na área de Recursos humanos.Temas de interesse: Aprendizagem e Desenvolvimento de competências, Desenvolvimento Humano no Trabalho, Processos de Avaliação em Psicologia Positiva e Gestão Estratégica de Pessoas.

   

Andréa Perez

É uma das Membro-Fundadoras do Instituto Brasileiro de Psicologia Positiva – IBRPP. Vem atuando como Professora de pós-graduação convidada do IPOG e da Escola de Heróis, além de ser palestrante dos temas Felicidade Agora é Ciência, Positive Psychology Coaching, Liderança Positiva e Inquérito Apreciativo. Atua, ainda, como Crítica Editorial, Idealizadora e Organizadora do projeto Coletânea Biblioteca Positiva juntamente com a Editora Leader. É mestranda em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense – UFF e, ainda, Especialista em Psicologia Positiva Uma Integração com o Coaching. Tem as seguintes formações em Coaching: Personal & Professional Coaching, Lider Coaching, Wellness & Health Coaching; Holos Coaching e Mentoring e Coaching Positivo. É Coautora dos livros: Felicidade 360º Graus; Coaching & Mentoring Foco na Excelência; Psicologia Positiva- Como Descobrir e Desenvolver Qualidades Humanas; Coaching de Psicologia Positiva – Potencializando Metas e Resultados com Ciência (no prelo) e é Organizadora e Coautora dos livros: Psicologia Positiva – Teoria e Prática, Psicologia Positiva aplicada à Psicologia Clínica (no prelo) e Educando Positivamente (no prelo). Escritora da coluna Leituras da revista, on-line Make it Positive – Magazine. Sua dedicação à disseminação da Psicologia Positiva é também traduzida nos grupos; Biblioteca Positiva, Be Positive Now, Coaching de Psicologia Positiva e Iniciativas em Psicologia Positiva.

   

Bruna Teitelroit

 Em breve o currículo completo.

   

Claudia Giacomoni - Conferência

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995), possui mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), com realização de período de estágio sanduíche na Yale University. É professora do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ao longo da trajetória profissional vem atuando na área da Avaliação Psicológica e Psicologia Positiva. Possui pesquisas nos seguintes temas: construção de instrumentos de avaliação psicológica, psicologia positiva, bem-estar subjetivo, desenvolvimento infantil, adolescência, satisfação de vida e otimismo. Coordenadora do NEPP (Núcleo de Estudos em Psicologia Positiva). Fundadora e Secretária da Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABP+), Membro da Internacional Positive Psychology Association (IPPA), do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP) e da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)

   

Claudio S. Hutz - Conferência

Psicologo, mestrado e doutorado pela University of Iowa (USA) e Pós Doutorado na Arizona State University (USA). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, coordenador do Laboratório de Mensuração do PPG Psicologia da UFRGS. Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP) e da Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABP+). Participou em comissões da CAPES, CNPQ, INEP, FAPERGS e FAPESP. Foi Chefe de Departamento, Coordenador do Programa de PG em Psicologia, Coordenador do Curso de Graduação em Psicologia e Diretor do Instituto de Psicologia da UFRGS. Suas linhas de pesquisa são nas áreas da Psicologia Positiva, Desenvolvimento Social e da Personalidade e Avaliação Psicológica e Psicometria (com ênfase na construção e validação de instrumentos para a avaliação da personalidade).

   

Flávio Costa

Graduado Psicólogo e Mestre em Psicologia Social, Cognitiva e da Personalidade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2000). Doutorando em Psicologia Organizacional pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2008-2012). Palestrante e consultor de empresas públicas e privadas de médio e grande porte. Professor convidado dos Programas de MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, MBA em Gestão Empresarial e MBA em Gerenciamento de Projetos da FGV. Sócio-diretor da FLARC Consultoria.

   

Gláucia Yoshida

Diretora da Empresa Gláucia Yoshida, Doutora em Ciências da Educação, Mestre em Educação Escolar Brasileira, Especialista em Formação Socioeconômica do Brasil, Especialista em Administração de Cooperativas, Especialista em Docência Universitária: Formação e Vivência, Especialista em Psicanálise e Inteligência Multifocal, MBA Executivo em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva, Graduada (Bacharelado e Licenciatura) em Ciências Sociais, Editora chefe da Revista Especialize On-line IPOG, Curso de Extensão Master Mind (Instituto Albuquerque), Curso Abordagem Disney para Excelência Empresarial pelo Institute Disney (IDEPRO), Coach (Internacional Coaching Pensamento & Ação), Master Coach Sistêmico (Metafórum – WCC/ICI/ECA), Formação em Practitioner de Programação Neurolinguística (INAP), Formação em Constelação Familiar (IBHBC), Formação em Educação Sistêmica (IDESV),Formação em Eneagrama (Instituto Eneagrama), Formação em Neurocoaching (MindMax), Qualificada MBTi (Fellipelli), Professora de graduação e pós-graduação.

   

Heide Castro

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1989). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento. Psicóloga, especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia); D.E.A em Educação pela U.I.B ? Universidad de Las Islas Baleares / Espanha; Pós graduada em intervenção Congnitiva e Aprendizagem Mediada. Certificada em Investigação Apreciativa pela Case Western Reserve / Cleveland ? EUA; Certificado internacional em Coaching e Certificação em Coaching Positivo. Membro do ICC ? International Coaching Comunity Há mais de 16 anos atua como consultora organizacional em empresas de expressão internacional. Ministra treinamentos voltados ao desenvolvimento de empreendedores. Trabalhou por mais de 10 anos em vários subsistemas de Gestão de Pessoas em empresas de grande porte. Co-autora do livro Felicidade 360º

   

Helder Kamei - Conferência

Presidente da Associação de Psicologia Positiva da América Latina (APPAL) e fundador do Instituto FLOW de Psicologia Positiva, Coaching e Liderança. Psicólogo, mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela USP. Autor do livro Flow e Psicologia Positiva: Estado de fluxo, motivação e alto desempenho, e coautor dos livros Psicologia Positiva: Teoria, Pesquisa e Intervenção, e Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho. Trabalhou como pesquisador em Ciências do Bem-Estar na Natura. É mastercoach e trainer do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). É professor de Flow e Mindfulness/Coaching Positivo/Liderança Positiva/Inteligência Emocional no Instituto de Pós-Graduação (IPOG), no MBA Executivo da Franklin Covey Business School, e na Pós-Graduação em Coaching e Psicologia Positiva do IBC. Atuou como professor-convidado do curso de Pós-Graduação em Qualidade de Vida no Trabalho na FIA. Atende como psicoterapeuta e coach no Higienópolis Medical Center. É coautor do Programa Semente, um programa de Aprendizagem Socioemocional que está sendo utilizado por 20 mil crianças e adolescentes no Brasil. Apresentou pesquisas em Congressos Brasileiros, Internacionais e Mundiais de Psicologia Positiva (EUA, Europa e Canadá). Deu várias entrevistas para a mídia, como Globo Repórter, Encontro com Fátima Bernardes, Revista Época e Folha de São Paulo. Ministrou palestras e treinamentos em grandes instituições e empresas, como Supremo Tribunal Federal (STF), Natura Cosméticos, Caixa Econômica Federal, Abril Educação, USP e UNICAMP. Em 2014, foi orador do TEDx sobre Felicidade, Flow e Psicologia Positiva. É autor do blog http://www.flowpsicologiapositiva.com.

   

Helenides Mendonça - Conferência

Psicóloga. Mestre em Filosofia Política pela Universidade Federal de Goiás e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Fez o pós-doutorado no Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE/IUL. É professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, onde ensina na graduação e na pós-graduação. Assumiu na PUC-Goiás os seguintes cargos: Diretora do Curso de Psicologia; Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional; Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa; Pró-Reitora de Graduação. Seus estudos tem como ênfase os Processos Psicossociais no Trabalho, com foco prioritário nos seguintes temas: Cultura e justiça organizacional, saúde do trabalhador, coping e bem-estar no trabalho.

   

Juliana Pacico

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), especialização em Psicologia Organizacional, mestrado (2011) e doutorado (2014) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sob orientação do Prof. Dr. Claudio Simon Hutz. Realizou estagio pos-doutoral na Universidade de Massachusetts-Amherst no programa Research, Educational Measurement, and Psychometrics (2015-2016) com auxilio da Capes.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, Psicologia Positiva, Psicologia Organizacional e personalidade. Entre seus principais interesses estão os temas: esperança, otimismo, autoestima, autoeficácia, estilos parentais, traços de personalidade, construção e adaptação de instrumentos de avaliação psicológica e psicologia organizacional. Atualmente faz parte do do núcleo stricto sensu em psicologia da Faculdade Meridional - IMED como professor pesquisador.

   

Keitiline R. Viacava

É doutora em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), egressa do Laboratório de Psicologia Experimental, Neurociências e Comportamento (LPNeC). Realizou pós-doutorado e estágio doutoral em neurociência cognitiva no Center for Functional and Molecular Imaging (CFMI), Departamento de Neurologia da Georgetown University (Washington, D.C., Estados Unidos). Fundadora e diretora da Viacava, KR, uma empresa de pesquisa, ensino e consultoria em tecnologias cognitivas e mentoria corporativa focadas no desenvolvimento de performance decisória e prática da liderança baseada em evidências. É coorientadora de doutorado em agronegócios na UFRGS e de mestrado em psicologia na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). É pesquisadora de pós-doutorado (PNPD/CAPES) e professora-consultora de MBA em cognição gerencial no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da IMED Business School. Ainda é, conselheira executiva na Optima na área de gestão de pessoas. Foi professora de graduação na Escola de Administração da UFRGS. Lecionou psicologia organizacional no Instituto de Psicologia da UFRGS e coordenou cursos de extensão em neuroeconomia na Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) da mesma universidade. Suas pesquisas incluem os seguintes temas: cognição implícita e explícita, efeito de mera exposição, tomada de decisão, tomada de risco, viés da atenção, motivação, valores, educação gerencial, saúde, sustentabilidade e desenvolvimento. É administradora, mestre em agronegócios, autora e revisora de revistas científicas nas áreas de administração, psicologia e economia. Ainda é membro da Society for Neuroscience (SfN) e da Academy of Management (Managerial and Organizational Cognition - MOC Division).

   

Larissa Farina

Experiência de 15 anos em processos de Recursos Humanos em empresas de médio e grande porte, tais como: Recrutamento e Seleção, Capacitação, Desenvolvimento de Lideranças e Equipes, Avaliação de Desempenho, Assessment, Gestão do Clima, Aconselhamento Profissional, entre outros; Vivência Internacional de 18 meses: realização de cursos na área de Grupos de Aconselhamento, Negócios e Recursos Humanos nos Estados Unidos. Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas - FGV (2007) e em Dinâmica dos Grupos - SBDG (2010). Atualmente, em fase final do Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade no PPG Psicologia UFRGS (Capes 7) e participante de três grupos de pesquisa: Laboratório de Mensuração UFRGS, Núcleo de Estudos e Intervenção em Carreira (UFRGS) e Núcleo de Estudos em Psicologia Organizacional e do Trabalho - NEPOT (UFCSPA). Ministrante de cursos e palestras na área de Psicologia Organizacional em instituições como PUCRS, FADERS e Associação Brasileira de Recursos Humanos.

   

Micheline Bastianello

Professora Adjunta do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense pólo de Campos dos Goytacazes. Mestre (2011) e Doutora (2015) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), 2001. Especialista em Psicoterapia Psicanalítica de Crianças e Adolescentes pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), 2004. Membro do GT Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade da Associação Nacional de pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Membro e tesoureira da Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABP+). Ligada as linhas de pesquisa: avaliação psicológica, adaptação, padronização e validação de instrumentos de avaliação psicológica e personalidade, psicologia da saúde e clínica, psicologia positiva. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em pesquisa, avaliação psicológica, psicodiagnóstico, psicoterapia de crianças, adolescentes e adultos jovens, interdisciplinaridade, promoção de saúde.

   

Miriam Rodrigues

Idealizadora da Educação Emocional Positiva, programa psicoeducacional de competências socioemocionais e habilidades para o bem estar presente em todos os estados brasileiro. Especialista em Psicologia Clínica e Medicina Comportamental pela UNIFESP. Experiência consistente de 16 anos em atendimentos psicoterapêuticos com crianças, adolescentes e adultos. Psicóloga escolar na Wish School. Afiliada à IPPA (International Positive Psychology Association). Presta assessoria à empresas e profissionais das áreas da saúde e educação para a implementação de programas de saúde emocional. Autora de 19 livros publicados com a temática em Psicologia Positiva, Conceitualização Cognitiva e Educação Emocional. Supervisora clínica.

   

Renata Livramento

Presidente e fundadora do Instituto Brasileiro de Psicologia Positiva (IBRPP). Doutora e mestre em Administração, pós-graduada em Psicologia Clínica, e graduada em Psicologia e em Administração. Coordenadora do MBA em Psicologia Positiva e da 1ª Pós-graduação em Educação Positiva do Brasil (UNA). Master coach, com formações no Brasil (Instituto Brasileiro de Coaching- IBC; e Instituto MS de Coaching de Carreira), e no exterior (Appreciative Coaching Collaborative, LLC, com Dra Ann Clancy; e Positive Psychology Coaching - Wholebeing Institute, com Dr. Tal Ben Shahar). Certificada em Psicologia Positiva. Autora do livro Marketing na Psicologia (Nea ed), Co-autora dos Livros: "Psicologia Positiva: teoria e prática" (ed. Leader), "Coaching de Psicologia Positiva", e "Educando Positivamente" (ed leader- no prelo), e Co-organizadora do livro Psicologia Positiva Aplicada à Psicologia Clínica (ed. leader). Idealizadora dos Programas Felicidade em Ação® e Doe Sentimentos Positivos®. Coordenadora do movimento “Action for Happiness” em Belo Horizonte.

   

Rita Pimenta de Devotto

Pedagoga (UNICAMP). Mestra em Psicologia (PUCCAMP). MBA Executivo pelo IAE Business School, Argentina. MSc em Criatividade e Solução de Problemas, State University of New York. Doutoranda do programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Membro do grupo de pesquisa Avaliação Psicológica do Potencial Humano do Programa de Pós -Graduação da PUC-Campinas, com foco na área de Psicologia Organizacional. Professora convidada da área de Comportamento Organizacional no IAE Business School, Argentina. Atua em consultoria na área de desenvolvimento de pessoas e organizações.

   

Solange Wechsler - Conferência

Possui graduação em Psicologia (PUC-RJ) , mestrado e doutorado pela University of Georgia (EUA) e pós-doutorado pelo Torrance Center of Creative Studies. Foi a fundadora da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (CRIABRASILIS) como também colabou na fundação e presidiu o Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). Recebeu títulos honoríficos de Creative Scholar (Estados Unidos), Personalidad Destacada en las Artes y Ciencias (Venezuela), Distinguished International Psychologist (Estados Unidos), Honra ao Mérito em Psicologia Escolar e Menção de Honra em Avaliação Psicológica ( Brasil) e Professora Honorária da Universidad Nacional Federico Villareal (Peru). Participa na diretoria da International Testing Commission como representante do países Ibero-Latinos. Exerceu o cargo de vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Positiva.Presidiu o I e o II Congresso de Criatividade e Inovação. É editora chefe da revista Estudos de Psicologia (Campinas). Dirige o Laboratório de Avaliação e Medidas Psicologicas na Pontificia Universidade Católica de Campinas, Suas linhas de pesquisa envolvem a construção de testes psicológicos e desenvolvimento de programas para as seguintes áreas: criatividade, inteligência, talentos, estilos cognitivos, liderança, altas habilidades, superdotação, temperamento e psicologia positiva.

   

Suzeline Boettcher

Possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral (2012), graduação em Pedagogia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1993) e em Administração de Empresas pela mesma Universidade (1996). Possui ampla experiência organizacional, tendo desenvolvido sua carreira em empresas multinacionais, atualmente em posição executiva de Recursos Humanos. Entre as áreas de dominio, estão: gestão do capital humano e processos de mudança em modelos de negócio. Mestranda no PPG de Psicologia e Saúde da UFCSPA, com foco em métodos quantitativos e experimentais, voltados ao estudo do comportamento organizacional a partir dos processos psicológicos e neuro-cognitivos individuais e interpessoais.

   

Tatiana Nakano

Docente do curso de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da PUC-Campinas, pesquisadora da linha de Instrumentos e processos em avaliação psicológica. Pós Doutorado na Universidade São Francisco (2009) e Doutorado em Psicologia como Profissão e Ciência (2006) pela PUC-Campinas, durante os quais a pesquisadora desenvolveu teste psicológico para avaliação da criatividade figural de crianças (publicado sob o título "Teste de Criatividade Figural Infantil"). Atua principalmente na área de Avaliação Psicológica, Criatividade, Altas Habilidades /Superdotação, Inteligência, Habilidades Socioemocionais e Psicologia Positiva. Presidente da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (2014-2017) e membro do grupo de trabalho Psicologia Positiva e Criatividade na Anpepp. Já formou 3 doutores, 14 mestres, orientou 28 projetos de iniciação cientifica e 11 trabalhos de conclusão de curso de graduação.

   

William Gomes - Conferência

Bacharel e Psicólogo pela Univ. Católica de Pernambuco; Especialista em Aconselhamento Psicológico pela PUC Campinas; Mestre em Reabilitação Psicológica pela Southern Illinois University Carbondale; Doutor em Higher Education pela Southern Illinois University Carbondale. Participou de atividades de pós-doutorado no Departamento de Speech Communication da Southern Illinois University com Richard Lanigan e no Depto. de Psicologia da Univ. de Michigan, com Wilhelm J. McKeachie. Graduado em Música pela UFP, havendo atuado em orquestras sinfônicas como oboista e em igrejas como regente de coro e organista. Iniciou suas atividades de docência e pesquisa na antiga Fundação Educacional de Bauru. Ingressou na UFRGS, como professor de psicologia, em 1984. Foi um dos introdutores da pesquisa qualitativa no Brasil e tem sido considerado um metodólogo, com articulações criativas entre critérios quantitativos e qualitativos de pesquisa. Foi fundador e primeiro coordenador do Centro de Psicologia Aplicada da atual UNESP-Bauru; foi fundador e primeiro editor de PSICOLOGIA: REFLEXÃO E CRÍTICA, foi membro da comissão de reorganização do Curso de Mestrado da PUCRS, foi um dos fundadores do Curso de Mestrado e de Doutorado da UFRGS. Participou da diretoria da SBP. Foi membro da Comissão de Especialistas em Psicologia da SESU-MEC 1995-2002. É membro correspondente da Academia de Psicologia de SP, representante no Institute of Communicology - com sede em Washington; Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - gestão 2012-2014. Tem atuado como consultor acadêmico de programas de pós-graduação e de graduação em psicologia. Seus interesses em pesquisa incluem Desenvolvimento Social e da Personalidade, Fenomenologia Experimental e Cognição, e Epistemologia e História da Psicologia.