Adriana Santiago

Em breve o currículo completo.

   

Altemir José Gonçalves Barbosa

Psicólogo, mestre em Psicologia Escolar e doutor em Psicologia. Atualmente é professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Desenvolve pesquisas, projetos de extensão e atividades de ensino com ênfase em Psicologia Escolar, adotando principalmente os seguintes temas: Tecnologia Educacional; Desenvolvimento Psicossocial e Educação; Educação Inclusiva; Desenvolvimento Humano e Novas Tecnologias; Informática e Psicologia, Dotação e Talento, Avaliação Psicológica.

   

Ana Paula Noronha

Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990), mestrado em Psicologia Escolar (1995) e doutorado em Psicologia Ciência e Profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999). É Professora Associada do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, testes psicológicos, formação profissional, validação, avaliação percepto-motora, avaliação da inteligência, orientação profissional e psicologia positiva. Foi secretária e presidente do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (2003-2005; 2007-2009). Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação nos biênios 2003-2005 e 2009-2011. Coordenou o GT de Pesquisa em Avaliação Psicológica e de Avaliação em Psicologia Positiva da ANPEPP em 2006 e 1016. Foi editora dos periódicos Avaliação Psicológica (2006-2010) e Psico-USF (2011-2016). É bolsista produtividade em pesquisa do CNPq - 1B.

   

Ana Vazquez

Professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Curso de MBA em Recursos Humanos pela Universidade de São Paulo (USP). Experiência em cargos de diretoria e gerência na área de Recursos humanos.Temas de interesse: Aprendizagem e Desenvolvimento de competências, Desenvolvimento Humano no Trabalho, Processos de Avaliação em Psicologia Positiva e Gestão Estratégica de Pessoas.

   

Andréa Perez

É uma das Membro-Fundadoras do Instituto Brasileiro de Psicologia Positiva – IBRPP. Vem atuando como Professora de pós-graduação convidada do IPOG e da Escola de Heróis, além de ser palestrante dos temas Felicidade Agora é Ciência, Positive Psychology Coaching, Liderança Positiva e Inquérito Apreciativo. Atua, ainda, como Crítica Editorial, Idealizadora e Organizadora do projeto Coletânea Biblioteca Positiva juntamente com a Editora Leader. É mestranda em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense – UFF e, ainda, Especialista em Psicologia Positiva Uma Integração com o Coaching. Tem as seguintes formações em Coaching: Personal & Professional Coaching, Lider Coaching, Wellness & Health Coaching; Holos Coaching e Mentoring e Coaching Positivo. É Coautora dos livros: Felicidade 360º Graus; Coaching & Mentoring Foco na Excelência; Psicologia Positiva- Como Descobrir e Desenvolver Qualidades Humanas; Coaching de Psicologia Positiva – Potencializando Metas e Resultados com Ciência (no prelo) e é Organizadora e Coautora dos livros: Psicologia Positiva – Teoria e Prática, Psicologia Positiva aplicada à Psicologia Clínica (no prelo) e Educando Positivamente (no prelo). Escritora da coluna Leituras da revista, on-line Make it Positive – Magazine. Sua dedicação à disseminação da Psicologia Positiva é também traduzida nos grupos; Biblioteca Positiva, Be Positive Now, Coaching de Psicologia Positiva e Iniciativas em Psicologia Positiva.

   

Barbara de Paula Alves

Psicóloga pela Universidade São Francisco/SP. Mestre em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco/SP. Participou do Programa de Iniciação Científica (CNPQ/PIBIC) como bolsista na Universidade São Francisco/SP. Dirige seus estudos à área de Psicologia Educacional, com ênfase em Psicologia Positiva. Atende crianças, adolescentes e adultos na área clinica. Presta serviço de treinamento e desenvolvimento para empresas. Interessa-se e possui projetos para atuar nas áreas social e acadêmica. Está cursando Pedagogia pela Universidade Braz Cubas e trabalha em escolas na área pedagógica.

   

Bruna Teitelroit

 Em breve o currículo completo.

   

Caio Cesar Rodrigues de Toledo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco (2011). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: carreira, educação especial.

   

Carmen Neves Carvalho

Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).Pós-Graduada em Docência Universítária pela UNIVERSO. Especialista em Educação a Distância.Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2003). Atualmente é docente do IPOG. Trabalhou como Coordenadora de Educação a Distância do IPOG, professora e orientadora de Metodologia da Pesquisa no IPOG. Já trabalhou como Professora Responsável pelas orientações dos trabalhos de conclusão de curso de Pós-Graduação da Faculdade Ávila.Professora de Metodologia Científica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, EaD, Comunicação, Inteligência Emocional, Psicologia Positiva, atuando principalmente nos seguintes temas: fazer pedagógico, cidadania, criticidade, reflexão e novas tecnologias, comunicação e desenvolvimento do potencial humano. Também atua como consultora, palestrante, escritora e coach. Especialista em Inteligência Emocional com ênfase em desenvolvimento humano e de práticas sistêmicas.

   

Caroline Reppold

Professora associado da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Possui graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Psicologia pela UFRGS e pós-doutorado em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco. Na UFCSPA, é docente na graduação e pós-graduação, coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Avaliação Psicológica e membro do corpo docente permanente e da comissão coordenadora do PPG Ciências da Saúde (orientadora de mestrado e doutorado), do PPG Ciências de Reabilitação (linha: fundamentação de reabilitação neurológica; orientadora de mestrado e doutorado) e do PPG Psicologia e Saúde (vice-coordenadora). Membro do Conselho Editorial universitário. Integrou a chefia do departamento de Psicologia entre 2008 e 2009 e a direção do curso de Psicologia entre 2009 e 2013 e a vice-coordenação do PPG Psicologia e Saúde entre 2016 e 2017. Membro da Diretoria do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP - 1ª secretaria na gestão 2007-2009; Presidente futura na gestão 2009-2011, Presidente atual na gestão 2011-2013 e Presidente passada na gestão 2013-2015, Conselho Deliberativo 2015-2017). Membro da Comissão Consultiva de Avaliação Psicológica do Conselho Federal de Psicologia (SATEPSI) entre 2010 e 2013 e novamente em 2017. Menção honrosa no Prêmio Tese CAPES/2006. Pesquisadora convidada do Laboratório de Mensuração da UFRGS. Líder do grupo de pesquisa intitulado Psicologia e Processos de Saúde (UFCSPA). Consultora ad hoc do CNPq, do Scielo e de fundações estaduais de amparo à pesquisa. Parecerista de periódicos científicos nacionais e internacionais. No triênio 2014-2016, publicou 35 artigos científicos e 9 capítulos de livros, a maioria sobre temas de Avaliação Psicológica e/ou Psicologia Positiva. Atualmente, desenvolve pesquisas na área de Fundamentos e Medidas em Psicologia, relacionadas à construção e busca de evidências de validade de instrumentos de avaliação psicológica e neuropsicológica e à Psicologia Positiva.

   

Christiane Barros

 Em breve o currículo completo.

   

Claudia Giacomoni

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995), possui mestrado em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), com realização de período de estágio sanduíche na Yale University. É professora do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ao longo da trajetória profissional vem atuando na área da Avaliação Psicológica e Psicologia Positiva. Possui pesquisas nos seguintes temas: construção de instrumentos de avaliação psicológica, psicologia positiva, bem-estar subjetivo, desenvolvimento infantil, adolescência, satisfação de vida e otimismo. Coordenadora do NEPP (Núcleo de Estudos em Psicologia Positiva). Fundadora e Secretária da Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABP+), Membro da Internacional Positive Psychology Association (IPPA), do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP) e da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP)

   

Claudio S. Hutz

Psicologo, mestrado e doutorado pela University of Iowa (USA) e Pós Doutorado na Arizona State University (USA). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, coordenador do Laboratório de Mensuração do PPG Psicologia da UFRGS. Foi presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP) e da Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABP+). Participou em comissões da CAPES, CNPQ, INEP, FAPERGS e FAPESP. Foi Chefe de Departamento, Coordenador do Programa de PG em Psicologia, Coordenador do Curso de Graduação em Psicologia e Diretor do Instituto de Psicologia da UFRGS. Suas linhas de pesquisa são nas áreas da Psicologia Positiva, Desenvolvimento Social e da Personalidade e Avaliação Psicológica e Psicometria (com ênfase na construção e validação de instrumentos para a avaliação da personalidade).

   

Daniel Vieira

 Em breve o currículo completo.

   

Eduarda Rezende Freitas

Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, linha de pesquisa: Desenvolvimento Humano e Processos Socioeducativos. Participa de pesquisas nas seguintes áreas: Desenvolvimento Humano (ênfase velhice), Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicologia Positiva.

   

Flávio Costa

Graduado Psicólogo e Mestre em Psicologia Social, Cognitiva e da Personalidade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2000). Doutorando em Psicologia Organizacional pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2008-2012). Palestrante e consultor de empresas públicas e privadas de médio e grande porte. Professor convidado dos Programas de MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, MBA em Gestão Empresarial e MBA em Gerenciamento de Projetos da FGV. Sócio-diretor da FLARC Consultoria.

   

Heide Castro

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1989). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos Perceptuais e Cognitivos; Desenvolvimento. Psicóloga, especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia); D.E.A em Educação pela U.I.B ? Universidad de Las Islas Baleares / Espanha; Pós graduada em intervenção Congnitiva e Aprendizagem Mediada. Certificada em Investigação Apreciativa pela Case Western Reserve / Cleveland ? EUA; Certificado internacional em Coaching e Certificação em Coaching Positivo. Membro do ICC ? International Coaching Comunity Há mais de 16 anos atua como consultora organizacional em empresas de expressão internacional. Ministra treinamentos voltados ao desenvolvimento de empreendedores. Trabalhou por mais de 10 anos em vários subsistemas de Gestão de Pessoas em empresas de grande porte. Co-autora do livro Felicidade 360º

   

Helder Kamei

Presidente da Associação de Psicologia Positiva da América Latina (APPAL) e fundador do Instituto FLOW de Psicologia Positiva, Coaching e Liderança. Psicólogo, mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela USP. Autor do livro Flow e Psicologia Positiva: Estado de fluxo, motivação e alto desempenho, e coautor dos livros Psicologia Positiva: Teoria, Pesquisa e Intervenção, e Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho. Trabalhou como pesquisador em Ciências do Bem-Estar na Natura. É mastercoach e trainer do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). É professor de Flow e Mindfulness/Coaching Positivo/Liderança Positiva/Inteligência Emocional no Instituto de Pós-Graduação (IPOG), no MBA Executivo da Franklin Covey Business School, e na Pós-Graduação em Coaching e Psicologia Positiva do IBC. Atuou como professor-convidado do curso de Pós-Graduação em Qualidade de Vida no Trabalho na FIA. Atende como psicoterapeuta e coach no Higienópolis Medical Center. É coautor do Programa Semente, um programa de Aprendizagem Socioemocional que está sendo utilizado por 20 mil crianças e adolescentes no Brasil. Apresentou pesquisas em Congressos Brasileiros, Internacionais e Mundiais de Psicologia Positiva (EUA, Europa e Canadá). Deu várias entrevistas para a mídia, como Globo Repórter, Encontro com Fátima Bernardes, Revista Época e Folha de São Paulo. Ministrou palestras e treinamentos em grandes instituições e empresas, como Supremo Tribunal Federal (STF), Natura Cosméticos, Caixa Econômica Federal, Abril Educação, USP e UNICAMP. Em 2014, foi orador do TEDx sobre Felicidade, Flow e Psicologia Positiva. É autor do blog http://www.flowpsicologiapositiva.com.

   

Helenides Mendonça

Psicóloga. Mestre em Filosofia Política pela Universidade Federal de Goiás e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Fez o pós-doutorado no Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE/IUL. É professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, onde ensina na graduação e na pós-graduação. Assumiu na PUC-Goiás os seguintes cargos: Diretora do Curso de Psicologia; Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional; Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa; Pró-Reitora de Graduação. Seus estudos tem como ênfase os Processos Psicossociais no Trabalho, com foco prioritário nos seguintes temas: Cultura e justiça organizacional, saúde do trabalhador, coping e bem-estar no trabalho.

   

Isabela Andrade de Oliveira Fernandes

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, na linha de Desenvolvimento Humano e Processos Sócio Educativos. Mestre em Psicologia. Foco principal na interface hospital-escola. Pesquisa medidas para avaliar stress em crianças hospitalizadas. Experiência em Psicologia Hospitalar e Psicologia Escolar/Educacional.

   

Juliana Pacico

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), especialização em Psicologia Organizacional, mestrado (2011) e doutorado (2014) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sob orientação do Prof. Dr. Claudio Simon Hutz. Realizou estagio pos-doutoral na Universidade de Massachusetts-Amherst no programa Research, Educational Measurement, and Psychometrics (2015-2016) com auxilio da Capes.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, Psicologia Positiva, Psicologia Organizacional e personalidade. Entre seus principais interesses estão os temas: esperança, otimismo, autoestima, autoeficácia, estilos parentais, traços de personalidade, construção e adaptação de instrumentos de avaliação psicológica e psicologia organizacional. Atualmente faz parte do do núcleo stricto sensu em psicologia da Faculdade Meridional - IMED como professor pesquisador.

   

Keitiline R. Viacava

É doutora em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), egressa do Laboratório de Psicologia Experimental, Neurociências e Comportamento (LPNeC). Realizou pós-doutorado e estágio doutoral em neurociência cognitiva no Center for Functional and Molecular Imaging (CFMI), Departamento de Neurologia da Georgetown University (Washington, D.C., Estados Unidos). Fundadora e diretora da Viacava, KR, uma empresa de pesquisa, ensino e consultoria em tecnologias cognitivas e mentoria corporativa focadas no desenvolvimento de performance decisória e prática da liderança baseada em evidências. É coorientadora de doutorado em agronegócios na UFRGS e de mestrado em psicologia na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). É pesquisadora de pós-doutorado (PNPD/CAPES) e professora-consultora de MBA em cognição gerencial no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da IMED Business School. Ainda é, conselheira executiva na Optima na área de gestão de pessoas. Foi professora de graduação na Escola de Administração da UFRGS. Lecionou psicologia organizacional no Instituto de Psicologia da UFRGS e coordenou cursos de extensão em neuroeconomia na Faculdade de Ciências Econômicas (FCE) da mesma universidade. Suas pesquisas incluem os seguintes temas: cognição implícita e explícita, efeito de mera exposição, tomada de decisão, tomada de risco, viés da atenção, motivação, valores, educação gerencial, saúde, sustentabilidade e desenvolvimento. É administradora, mestre em agronegócios, autora e revisora de revistas científicas nas áreas de administração, psicologia e economia. Ainda é membro da Society for Neuroscience (SfN) e da Academy of Management (Managerial and Organizational Cognition - MOC Division).

   

Lara Priscila de Campos

Graduada em Letras, é Especialista em Gestão de Pessoas e em Marketing / Negócios Internacionais, certificada pela ICC – International Coaching Community e pela ICI – Integrated Coaching Institute em “Coaching Pessoal e Executivo”. Reconhecida e premiada no Brasil pelo “Top of Mind em RH” (AAPSA), e internacionalmente nos Estados Unidos e na Alemanha, por seus projetos focados em técnicas que desenvolveu em liderança servidora, trabalho em equipe, engajamento caritativo e responsabilidade social. Autora da Tese “Potencializadores das Relações Humanas”. Como Assistente Executiva, desenvolveu sólida carreira ao longo de 17 anos prestando assessoria a executivos de empresas multinacionais e nacionais de grande porte, como Motorolla, IBM , Carborundum,, Westfalia e Monroe. Atua como Coach, consultora, facilitadora de treinamentos e palestrante nas áreas de Desenvolvimento de Habilidades Comportamentais, Liderança, Comunicação, Excelência no Atendimento, Motivação, Técnicas de Apresentações de Negócios e Condução de Reuniões de Planejamento Estratégico.

   

Larissa Farina

Experiência de 15 anos em processos de Recursos Humanos em empresas de médio e grande porte, tais como: Recrutamento e Seleção, Capacitação, Desenvolvimento de Lideranças e Equipes, Avaliação de Desempenho, Assessment, Gestão do Clima, Aconselhamento Profissional, entre outros; Vivência Internacional de 18 meses: realização de cursos na área de Grupos de Aconselhamento, Negócios e Recursos Humanos nos Estados Unidos. Especialização em Gestão Estratégica de Pessoas - FGV (2007) e em Dinâmica dos Grupos - SBDG (2010). Atualmente, em fase final do Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade no PPG Psicologia UFRGS (Capes 7) e participante de três grupos de pesquisa: Laboratório de Mensuração UFRGS, Núcleo de Estudos e Intervenção em Carreira (UFRGS) e Núcleo de Estudos em Psicologia Organizacional e do Trabalho - NEPOT (UFCSPA). Ministrante de cursos e palestras na área de Psicologia Organizacional em instituições como PUCRS, FADERS e Associação Brasileira de Recursos Humanos.

   

Leonardo de Oliveira Barros

Psicólogo graduado pela Universidade do Oeste Paulista (Bolsista PROUNI). Mestre e Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco com ênfase em Avaliação Psicológica (bolsista CAPES). Experiência em Construção e validação de instrumentos psicológicos, Orientação de Carreira e Avaliação Psicológica. Tem se dedicado a estudos na área de Avaliação Psicológica, Orientação de Carreira, Interesses Profissionais, Psicologia e Deficiência visual, Psicologia Positiva. Membro do Grupo de Estudo, Pesquisas e Prática em Orientação de Carreira (GEPPOC-USF) e do Núcleo de Estudos da Vida (NEVI-USF).

   

Leonardo Moraes

Sócio fundador do Instituto Goiano de Psicologia Positiva. Certificações Disney- oficiais pelo DISNEY INSTITUTE: Disney´s Approach to Business Excellence; Disney´s Approach to Quality Service; Disney´s Approach to Selection, Training & Engagement. Formação Internacional em Coaching, Certificado em Brain Based Coaching pelo NeuroLeadershi- /FELLIPELLI, Formação em Positive Coaching, Certificado em APG- Programa de Gestão Avançada AMANA-KEY; Qualificado pela FranklinCovey- Brasil como facilitador do Programa 7 Hábitos dos Universitários Altamente Eficazes.
Doutor em Educação pela PUC- SP. Atual Diretor Educacional da BSSP. Mestre em História pela Universidade de Brasília (UnB). Especializando em Liderança & Gestão Organizacional – Franklin Covey; Especialista em Docência Universitária: Formação e Vivência; Sociólogo pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

   

Micheline Bastianello

Professora Adjunta do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense pólo de Campos dos Goytacazes. Mestre (2011) e Doutora (2015) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), 2001. Especialista em Psicoterapia Psicanalítica de Crianças e Adolescentes pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), 2004. Membro do GT Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade da Associação Nacional de pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Membro e tesoureira da Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABP+). Ligada as linhas de pesquisa: avaliação psicológica, adaptação, padronização e validação de instrumentos de avaliação psicológica e personalidade, psicologia da saúde e clínica, psicologia positiva. Experiência na área de Psicologia, com ênfase em pesquisa, avaliação psicológica, psicodiagnóstico, psicoterapia de crianças, adolescentes e adultos jovens, interdisciplinaridade, promoção de saúde.

   

Natália do Valle Ribeiro

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, possui pós-graduação Lato Sensu em Desenvolvimento Humano e Mestrado em Psicologia, ambos pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente, cursa o Doutorado em Psicologia na mesma instituição. Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores, educação a distância, superdotação, educação inclusiva, psicologia escolar/educacional e psicologia do desenvolvimento.

   

Rita Amorim

Mestre em Psicologia Clínica (ISPA-IU - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida). Licenciada em Direito (Universidade Católica Portuguesa). Membro da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica. Membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Psicóloga Clínica na Unidade de Psico-Oncologia da Liga Portuguesa Contra o Cancro

   

Roberta Ramazotti Ferraz de Campos

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia - Faculdades Integradas de Jaú (2007), com pós-graduação Latu Sensu em Neuropsicologia pelas Faculdades Integradas Espírita (2009) e pós-graduação Latu Sensu em Psicopedagogia pelo Instituto Passo 1 de Ensino, Pesquisa e Lazer (2011). Mestre e Doutora em Psicologia na área de concentração Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco - Campus Itatiba (com Bolsa CAPES). Tem experiência na área de Educação e Psicologia.

   

Rodolfo Augusto Matteo Ambiel

Psicólogo, Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco. Atualmente é docente e foi vice-coordenador (2014-2016) do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (área de concentração em Avaliação Psicológica) e do curso de graduação em Psicologia da mesma universidade. É editor-chefe da Revista Psico-USF (Qualis A2). Presidente da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP) - gestão 2015-2017 e membro da comissão organizadora do XIII Congresso Brasileiro de Orientação Profissional e de Carreira da ABOP - Setembro/2017 - Campinas/SP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia e Orientação Profissional.

   

Solange Wechsler

Possui graduação em Psicologia (PUC-RJ) , mestrado e doutorado pela University of Georgia (EUA) e pós-doutorado pelo Torrance Center of Creative Studies. Foi a fundadora da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (CRIABRASILIS) como também colabou na fundação e presidiu o Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). Recebeu títulos honoríficos de Creative Scholar (Estados Unidos), Personalidad Destacada en las Artes y Ciencias (Venezuela), Distinguished International Psychologist (Estados Unidos), Honra ao Mérito em Psicologia Escolar e Menção de Honra em Avaliação Psicológica ( Brasil) e Professora Honorária da Universidad Nacional Federico Villareal (Peru). Participa na diretoria da International Testing Commission como representante do países Ibero-Latinos. Exerceu o cargo de vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Positiva.Presidiu o I e o II Congresso de Criatividade e Inovação. É editora chefe da revista Estudos de Psicologia (Campinas). Dirige o Laboratório de Avaliação e Medidas Psicologicas na Pontificia Universidade Católica de Campinas, Suas linhas de pesquisa envolvem a construção de testes psicológicos e desenvolvimento de programas para as seguintes áreas: criatividade, inteligência, talentos, estilos cognitivos, liderança, altas habilidades, superdotação, temperamento e psicologia positiva.

   

Soraya Farias

Psicóloga clínica com especialização em terapia cognitivo-comportamental, inscrita no Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP/RJ) sob o nº38815, especialista em psicopedagogia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), formada e com experiência no atendimento infanto juvenil na abordagem gestáltica pelo Instituto de Gestalt-terapia e Atendimento Familiar (IGT), orientadora profissional formada pelo Grupo de Pesquisa e Prática Clínica Orientando/RJ, Life & Professional Coach com certificação internacional pelo Núcleo de Pensamento e Ação, especialista em terapia cognitivo-comportamental com ênfase em neurociência e especialista em psicologia positiva pelo UCAM/CPAF – RJ.

   

Suzeline Boettcher

Possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral (2012), graduação em Pedagogia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1993) e em Administração de Empresas pela mesma Universidade (1996). Possui ampla experiência organizacional, tendo desenvolvido sua carreira em empresas multinacionais, atualmente em posição executiva de Recursos Humanos. Entre as áreas de dominio, estão: gestão do capital humano e processos de mudança em modelos de negócio. Mestranda no PPG de Psicologia e Saúde da UFCSPA, com foco em métodos quantitativos e experimentais, voltados ao estudo do comportamento organizacional a partir dos processos psicológicos e neuro-cognitivos individuais e interpessoais.

   

Tatiana Nakano

Docente do curso de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da PUC-Campinas, pesquisadora da linha de Instrumentos e processos em avaliação psicológica. Pós Doutorado na Universidade São Francisco (2009) e Doutorado em Psicologia como Profissão e Ciência (2006) pela PUC-Campinas, durante os quais a pesquisadora desenvolveu teste psicológico para avaliação da criatividade figural de crianças (publicado sob o título "Teste de Criatividade Figural Infantil"). Atua principalmente na área de Avaliação Psicológica, Criatividade, Altas Habilidades /Superdotação, Inteligência, Habilidades Socioemocionais e Psicologia Positiva. Presidente da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (2014-2017) e membro do grupo de trabalho Psicologia Positiva e Criatividade na Anpepp. Já formou 3 doutores, 14 mestres, orientou 28 projetos de iniciação cientifica e 11 trabalhos de conclusão de curso de graduação.

   

Valdiney Gouveia

Possui Licenciatura (1989) e Formação (2005) em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba e Bacharelado em Direito (2016) pelo Centro Universitário de João Pessoa, Especialização em Psicometria (1993) e Mestrado em Psicologia Social e do Trabalho (1991) pela Universidade de Brasília e Doutorado em Psicologia Social (1998) pela Universidade Complutense de Madri. Atualmente é Professor Titular na Universidade Federal da Paraíba. Vem atuando como consultor das seguintes instituições: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e Fundação Ford. Tem participado do Conselho Editorial de revistas nacionais e internacionais (Avaliação Psicológica, European Journal of Social Psychology, Psicologia: Teoria e Pesquisa, Psicologia: Reflexão e Crítica e Revista Thomson Psicología), além de atuar como parecerista de outras, como International Journal of Psychology, Interamerican Journal of Psychology, Journal of Applied Social Psychology, Journal of Cross-Cultural Psychology, Journal of Environmental Behavior, Estudos de Psicologia, Psicologia em Estudo e Cadernos de Saúde Pública. Seus interesses de pesquisa se centram nas áreas de Psicologia Social (estruturas sociais; indivíduos) e Avaliação Psicológica (construção e adaptação de escalas e testes). Alguns dos tópicos aos quais têm se dedicado são: valores humanos, bem-estar subjetivo, atitudes ambientais, comportamentos pró e antissociais e individualismo-coletivismo.

   

William Gomes

Bacharel e Psicólogo pela Univ. Católica de Pernambuco; Especialista em Aconselhamento Psicológico pela PUC Campinas; Mestre em Reabilitação Psicológica pela Southern Illinois University Carbondale; Doutor em Higher Education pela Southern Illinois University Carbondale. Participou de atividades de pós-doutorado no Departamento de Speech Communication da Southern Illinois University com Richard Lanigan e no Depto. de Psicologia da Univ. de Michigan, com Wilhelm J. McKeachie. Graduado em Música pela UFP, havendo atuado em orquestras sinfônicas como oboista e em igrejas como regente de coro e organista. Iniciou suas atividades de docência e pesquisa na antiga Fundação Educacional de Bauru. Ingressou na UFRGS, como professor de psicologia, em 1984. Foi um dos introdutores da pesquisa qualitativa no Brasil e tem sido considerado um metodólogo, com articulações criativas entre critérios quantitativos e qualitativos de pesquisa. Foi fundador e primeiro coordenador do Centro de Psicologia Aplicada da atual UNESP-Bauru; foi fundador e primeiro editor de PSICOLOGIA: REFLEXÃO E CRÍTICA, foi membro da comissão de reorganização do Curso de Mestrado da PUCRS, foi um dos fundadores do Curso de Mestrado e de Doutorado da UFRGS. Participou da diretoria da SBP. Foi membro da Comissão de Especialistas em Psicologia da SESU-MEC 1995-2002. É membro correspondente da Academia de Psicologia de SP, representante no Institute of Communicology - com sede em Washington; Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - gestão 2012-2014. Tem atuado como consultor acadêmico de programas de pós-graduação e de graduação em psicologia. Seus interesses em pesquisa incluem Desenvolvimento Social e da Personalidade, Fenomenologia Experimental e Cognição, e Epistemologia e História da Psicologia.