Cursos

04 de maio de 2021

08:00 - 10:00 | 10:30 - 12:30

Ministrante:
Larissa Farina

Ementa: 
O curso abordará as conceitualizações de ambos os construtos e suas aplicações práticas através dos recursos individuais e recursos e demandas do trabalho - como as empresas podem facilitar a experiência de flow e a vivência do engajamento nesse contexto.

Ministrantes: 
Camélia Santina Murgo e Maria Celeste da Rocha Simões

Ementa: 
Serão apresentadas e discutidas propostas interventivas brasileiras e internacionais, facilitadoras da aquisição de competências sociais e emocionais nas escolas e demais instituições educativas, tendo em vista que tais instituições podem se configurar como espaços privilegiados na promoção do bem-estar. A resiliência será apontada como uma ferramenta essencial para o desenvolvimentos destas competências denominadas como Comunicação e Assertividade, Relações saudáveis e empáticas, Otimismo e emoções positivas, Autodeterminação e autonomia, Autoconceito e autoestima positivos e competências para lidar com a adversidade, com as perda e com conflitos familiares.

Ministrante:
Rita Pimenta de Devotto

Ementa: 
O delineamento do trabalho definido “de cima para baixo” tem se mostrado insuficiente para produzir ambientes de trabalho motivadores e saudáveis, em parte, devido ao aumento da incerteza e da interdependência entre os trabalhos. As descrições de cargo (job description) podem produzir inadequações (e.g.; baixo engajamento) por não levarem em consideração algumas características individuais dos profissionais. Acreditamos que os profissionais não respondem passivamente ao seu ambiente de trabalho, mas são proativos em moldar a sua própria experiência de trabalho.

Ministrantes: 
Ig Ibert Bittencourt e Sheyla C. S. Fernandes

Ementa: 
A Inteligência Artificial tem sido aplicada em diferentes contextos e para resolver problemas dos mais variados, desde o diagnóstico de câncer até a construção de robôs para assistência doméstica. Uma das áreas que a IA tem sido aplicada é na psicologia positiva, atuando tanto na detecção automática de estados afetivos das pessoas quanto na adaptação da interação baseada em tais estados. Este minicurso tem por objetivo introduzir o tema da Inteligência Artificial e sua aproximação da Psicologia Positiva.

Ministrantes:
Sheyla C. S. Fernandes e Ig Ibert Bittencourt

Ementa: 
A Teoria do Fluxo deriva da Psicologia Positiva e explica o fenômeno do estado de fluxo ou flow feeling, que consiste num estado psicológico ótimo da consciência. O estado de fluxo pode ser alcançado por pessoas que executam uma atividade simplesmente pelo prazer da experiência e não por alguma recompensa externa advinda da execução da atividade. Tal estado proporciona alto nível de satisfação e potencializa o desempenho. Pretende-se com esse minicurso discutir as bases da Teoria do Fluxo, as definições e mensuração do estado de fluxo e sua aplicabilidade em diferentes contextos.

Ministrantes:
Dyane Rech e
Claudia Hofheinz Giacomoni

Ementa:
Desde a sua concepção, a Psicologia Positiva (PP) passa por transformações que a possibilita abranger, cada vez mais, as necessidades individuais e coletivas no desenvolvimento de forças e virtudes. Dentre as mudanças paradigmáticas desse modelo teórico, a investigação do papel dos afetos negativos no florescimento humano ganha destaque. Hoje, sabemos que nem todos os afetos positivos são benéficos para todas as pessoas, assim como nem todos os sentimentos negativos são prejudiciais em sua totalidade. Conhecida como a Segunda Onda da Psicologia Positiva, ou PP 2.0, essa mudança de perspectiva ilustra a aproximação da PP dos aspectos dialéticos da vida (alegria-tristeza, otimismo-pessimismo), promovendo a investigação dos benefícios dos afetos negativos para o bem-estar, crescimento pessoal e florescimento humano. Este curso apresentará os preceitos teóricos da PP 2.0, bem como evidências de intervenções práticas que objetivam o aprimoramento de forças e virtudes diante de emoções e circunstâncias adversas.

13:30 - 15:30  |  16:00 - 18:00

Ministrante:
Gilmar Carneiro

Ementa: 
A partir da Psicologia Positiva, do Coaching e da Inteligência Emocional. O Poder do Florescimento é um workshop intenso e 100% prático, em que cada participante poderá fazer uma jornada pessoal na busca da própria felicidade. É um evento altamente impactante, que possibilitará um olhar profundo para você, para os seus relacionamentos e para as suas realizações pessoais. Em resumo, é um programa feito e pensado para você que deseja florescer

Ministrante: 
Andréa Perez

Ementa: 

O curso irá apresentar conceitualmente e em práticas o campo das intervenções da Psicologia Positiva e as áreas da Psicologia Positiva Aplicada, com base nas ações intencionais que podemos implementar em nossa vida pessoal e profissional, para a geração de benefícios originados no bem-estar e no uso de nossas potencialidades humanas positivas. 

Ministrante: 
Helenides Mendonça

Ementa: 
Em breve

Ministrantes: 
Clarissa Socal Cervo e Livia Lopes Lucas Carlomagno

Ementa: 

O presente curso tem por objetivo discutir a liderança sob a ótica da Psicologia Positiva, utilizando como base conceitual a Liderança Autêntica e Liderança Positiva. A liderança é um tema relevante e estratégico para as organizações, ainda mais nesse momento em que se vivencia uma nova realidade de vida e de trabalho. Discutir como a Psicologia Positiva contribui com novas teorias e abordagens, evidencia o quanto a liderança pode e deve ser reinventada no ambiente laboral. Novas teorias contribuem para reposicionar a liderança de forma a trazer novos horizontes e perspectivas para a atuação gerencial. Dessa forma, a Liderança Autêntica e Positiva são pilares teóricos e práticos com a qual a Psicologia Positiva vem estudando e operacionalizando seus conceitos dentro e fora das organizações.

Ministrantes:
Cyntia Mendes de Oliveira e Claudia Hofheinz Giacomoni

Ementa: 

O Curso apresenta os pressupostos teóricos da Educação Positiva, bem como os programas e intervenções com crianças e adolescentes desenvolvidos em escolas, baseados em evidências científicas utilizados na última década. Serão exploradas as principais variáveis avaliadas nas intervenções, bem como os resultados dos estudos de follow-up, e os benefícios de implementar intervenções positivas no contexto escolar. Destacam-se, ainda, as avaliações baseadas em forças e o bem-estar. Os principais instrumentos disponíveis para uso no contexto escolar serão apresentados e discutidos.

Faça sua inscrição no evento!

Realize seu cadastro para receber por e-mail as principais atualizações do iv congresso brasileiro de psicologia positiva.

Realização

Apoio

Gerenciamento